Direção, provocação, colaboração e coreografia de Luciana Elias.
2021 - São Paulo, Brasil
Clipe-Performance "moça, veja bem"
A pesquisa de clipes-performance, de Lina Tag e Luciana Elias, parte do hibridismo performático entre a interpretação cênica, inspirações na dança japonesa Butoh e as canções autorais de Lina Tag. A pesquisa de movimento, sob direção de Luciana, parte de um extenso estudo experimental e faz parte da investigação de dança do encontro das duas artistas. A performance é gravada como experiência viva e passa por um longo e cuidadoso processo de edição coreográfica, buscando trazer a potência do encontro entre a interpretação, a música e a experimentação de movimento.
DIREÇÃO E PREPARAÇÃO CORPORAL LUCIANA ELIAS
concepção e criação: Luciana Elias e Lina Tag // direção geral: Luciana Elias // direção coreográfica e preparação corporal: Luciana Elias // interpretação e performance: Lina Tag // edição: Valerie Mesquita dramaturgia e co-edição: Lina Tag // coloração: Rafael Triandopolis // figurino: Jay Boggo // direção de fotografia externa: Pedro Maciel // direção de fotografia interna: Felipe Moraes // assistente de câmera interna: Phelipi Sgarbi // produção de set interna e externa: André Seraphico // produção executiva: Lina Tag // fotografia still: Will de Carvalho // captação bastidores interna: Amanda Marques // locação interna: Irapuru Criações, André Stoll e Letícia Stankus // equipamentos iluminação: Satori Filmes, Katê Takai // /construção e concepção cubo cênico: Vovô Beto // equipamento dolly: Kevin Hanser
2021 - São Paulo, Brasil
Brancos Corais - Alquimia Burajiru
Performance Online realizada em pandemia.
“Alquimia Burajiru” é um experimento corpo-voz-interpretação em resposta à perversidade do governo Bolsonaro no momento em que o Pantanal está em chamas graças à sádica e genocida gestão do ministro do meio ambiente Ricardo Salles.
DIREÇÃO LUCIANA ELIAS
Direção e Preparação: Luciana Elias // Performance e Autoria Musical: Lina Tag
Violão: Romulo Fernandes // Iluminação: Carlos Favalli
roteirização: entrevistas com Rose, Manu, Chiara, Thallya, Débora // preparação de elenco: Bruli // preparação corporal: Luciana Elias //maquiagens: Koichi Sonoda // filmagem e edição: Jade Mascarenhas // coloração: Lívia Jorge // agradecimento especial: Yura Alice // producao, assistência de montagem e música: Lina Tag
2020 - São Paulo, Brasil
Clipe "Lixo da Humanidade"
Clipe da música “Lixo da Humanidade” protagonizado por essas quatro mulheres trans que vivem em situação de rua: Rose, Chiara, Manu e Thallya. A preparação corporal de Luciana Elias trouxe caminhos para uma experimentação sensível através da qual as mulheres pudessem ter um espaço para a experiência daquilo que é terno e entrarem em contato com si mesmas em um contexto diferente dos seus cotidianos.
Agradecimento: Núcleo para Adultos em Situação de Rua Santo Amaro, em especial, Julio Barroso.
PREPARAÇÃO CORPORAL LUCIANA ELIAS
2019 - Marraquexe, Marrocos
Workshop em Marraquexe
Palestra sobre a dança butoh e workshop para atores e diretores a convite da Union Marocaine des Arts Dramatiques. Foram oito dias de práticas intensivas com artistas do teatro marroquino.
2018 - João Pessoa, Brasil
Workshop de Prinícipios da Dança Butoh
Workshop ministrado por Luciana Elias
Apoio Ministério da Cultura e Bradesco
NO PROJETO DE DANÇA INTERATOS
2015 - São Paulo, Brasil
Espetáculo KOAN
DIREÇÃO RUBENS OLIVEIRA
Sinopse: Para o Zen Budismo KOAN significa pequenos textos, relatos, diálogos ou parábolas que levam o homem a interpretar a vida de forma mais sutil despertando sua atenção para um outro grau de percepção em relação as passagens da vida.A s coreografias demonstrarão – simbolicamente - a compreensão de um indivíduo que vive diferentes experiências e está sempre em transformação. “Quando pensamos no homem que vive na cidade, acreditamos que eles têm a oportunidade de também serem transformados, por meio da auto observação, do silêncio, da reflexão e da interação com os outros e do resultado de suas experiências”, afirma Sergio Ignacio, co-diretor do espetáculo.
Colaboração coreografica de Luciana Elias na cena Céu no espetáculo KOAN. // Local Espetáculo: Auditório do MASP